Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma pergunta: o que temos entendido por “Buscar as coisas lá do alto?”

“Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra.” Col 3-1b-2

Uma pergunta: o que temos entendido por “buscar as coisas lá do alto?”
Creio que os que buscam as coisas do alto e se afeiçoam a elas, como nos aconselha a Palavra, são pessoas que mostram isso com a sua vida, são os estrangeiros desta terra, porque vivem nesta terra e comungam da vida de ser um humano, mas espera, aspira e vivencia as virtudes celestiais. Tais pessoas são aquelas que dão frutos e não apenas flores, porque os frutos alimentam e as flores enfeitam, e as almas precisam de alimentos e não de enfeites.
A mudança é total e gradativa quando entendemos este propósito que nos foi dado: “buscai as coisas do alto e se afeiçoai às coisas lá de cima e não as da terra”. Quando tocamos nas virtudes celestiais e passamos a vivenciá-las, as conseqüências são visíveis, passamos a deixar que o amor oriente a nossa vida. Passamos a refletir sobre nós e nossa maneira de viver, pois como nos diz Sócrates, “a vida sem reflexão não vale à pena ser vivida!”.
Buscar as coisas do alto e não afeiçoar às coisas da terra, não é viver como “anjos” ou “santos” neste mundo, como muitos pensam que são, reprimindo seus pecados e suas concupiscências. Diante de tanta negação e projeção que nossa gente tem vivido em seu interior mal resolvido, as conseqüências são sérias, é gente doente de alma e de mente, achando que estão buscando e vivendo as coisas do céu quando na realidade estão em profundo devaneio “iluministas” (Iluminismo - Doutrina baseada na crença de uma iluminação interior ou em revelações “inspiradas diretamente por Deus”) que não tem nada a ver com fé. Tem mais haver com fanatismo (Adesão cega e inconsiderada a uma opinião ou a uma pessoa)!
Os fanáticos são um perigo! Os fanáticos não conseguem ter a noção de quão grotesco se torna seu comportamento, levando-os ao ridículo! Fazem mau uso e interpretação da Palavra, usando–a para justificação de atos próprios, ou ainda, para acuar alguém a pensar como grupos ou pessoas pensam. Buscar as coisas lá de cima, não é acharmos que por “sermos” de Deus somos “seres especiais” e que estando na “luz” todo o resto está nas trevas, pois com isto, caímos numa grande ignorância que obstaculariza toda a nossa vivência da realidade divina. É comum ver pregações, palestras e discursos com falas carregadas de acusações e preconceitos contra quem não viu e não vive aquilo que julgam tais pregadores viver e ter visto em Cristo.
Amados, se os fanáticos tivessem mesmo encontrado o Deus misericordioso, como garantem que encontraram, não atacariam tanto os que pensam diferente, e os que não vivem o que eles julgam ser “correto”. Falta aí humildade, falta aí estudo, falta conhecimento e análise antropológico.
Quando encontramos com Jesus, é sim o começo de um êxtase místico. Mesmo que nunca o tenhamos visto com os nossos olhos. Sentir amor por Ele, arrepender-se dos pecados por causa Dele, querer o bem de todos por causa Dele, não cair no fanatismo por perder o foco Dele, superar as perseguições, calúnias, e toda sorte de tribulações por causa Dele, aceitar ouvir os outros e admirar os outros que Ele abençoou, é já o começo do céu. Mas isto não é tudo! Muita gente que falou e disse, cantou e vociferou, com mansidão ou com ousadia no nome Dele, e fez discípulos, e curou e expulsou demônios, pode vir a não entrar no céu nem ter a visão mística de Deus, porque não viu o que deveria ter visto: a si mesmo e por conseqüência, o outro. O outro é aquele que sofre, que tem fome de Deus e de justiça, são os marginalizados e sofredores ao nosso redor, os nossos frutos de conversão precisam alcançar essa dimensão!
Quando vivemos as coisas do alto aqui na terra, nossa alma se torna sensível a viver a proposta evangélica! Viver as coisas do céu aqui na terra é ter uma alma inflamada, é sentir o coração comovido a fazer algo a mais que somente anunciar, é descobrir e usar o nosso potencial para sonhar, planejar e executar para o Reino! Evangelizar sim, com ardor missionário, mas ter ação também, fazer pontes de ligação para promoção humana, entre Deus e o seu povo, promover aqueles que estão perdidos nesse mundo, no vazio de suas almas e na solidão de suas dores, enfim, viver as virtudes celestiais é ter coragem de IR de encontro com a miséria do outro na circunstancia em que ele estiver!Podemos dizer ainda, que é poder viver nesta terra, mas aspirar e esperar o consolo do lugar de onde viemos e para onde desejamos voltar um dia.
Quem só pregou bonito e fez seguidores não está garantido que irá para o Céu. Mas quem vê a dor do outro e faz alguma coisa por ele tem mais chance de ver o Senhor. Toda contemplação começa por aí! Jesus, por mais que agora está “sentado à direita do PAI”, antes se encarnou, tomou forma humana! E nós também devemos seguir este exemplo assumindo a natureza humana como Jesus o fez! E amados, não adianta, é bíblico, tocamos hoje o Cristo encarnado quando assumimos a declaração feita por Ele em Mateus 25-31, 46, “Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.
Busquemos as coisas do alto, mas com os pés no chão! Os santos estão no céu, mas seguiram antes o caminho do Mestre, assumiram a humanidade para depois alcançarem a transcendência! Nós ainda estamos aqui, militando para um dia lá chegar e lá gozar do descanso que a nossa alma almeja! No Céu, lindo Céu, que começa aqui sim, mas o gozo maior será quando nossa alma não tiver mais sede Dele, porque nesta hora, já seremos um com Ele! Precisamos ter um encontro com o Cristo encarnado, pois Ele sendo divino assumiu a humanidade; é o que nós precisamos, assumir a encarnação do verbo em nós e no próximo! Que Deus o abençoe!
No amor que nos une,
Daniela Barêa

Um comentário:

  1. Buscar as coisas do alto em tudo nos exige muito despojamento que muitas vezes não estamos preparados. O que nos fortalece é saber que em buscar o que vem do alto, o que é do alto, nos leva a uma recompensa muita maior que ver e viver a eternidade ao lado do nosso bem amado Cristo Jesus. Ver a face do Pai é uma motivação a lutar na busca pelo que vem d'Ele e nos anima a viver nesse mundo buscando o mundo a virá!

    Paz e fogo amada.

    ResponderExcluir