Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EM QUEM JESUS VOTARIA?


Vamos ler o Evangelho de São Lucas, cap.6 v.12-16: “Naqueles dias, ele foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus. Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariot, que se tornou traidor.” Em Atos dos Apóstolos cap 6,1-7, diz que os apóstolos ouviram a reclamação do povo, a desigualdade que começou a haver e a necessidade de mais autoridades pra ajudar o povo a se organizar, e então escolheram sete pessoas para estes cargos, e oraram por eles impondo-lhes as mãos. O que tem de comum e diferente nestas duas passagens? O que podemos aprender com o jeito de escolher autoridades que Jesus teve, ou que os apóstolos tiveram? Perceba, Jesus sempre soube que é Deus. Dizia volta e meia para seu público, “Eu sou um com o Pai”, “Quem me vê, vê o Pai”, “Eu sou O Caminho A Verdade e A Vida”, “Eu Sou” (mesma fala de Deus Pai quando Moisés perguntou o nome de Deus). Por quê então Jesus, sendo Deus, não poderia simplesmente votar, ou escolher seus apóstolos, sem precisar de orar? Nem sempre pra pregar ele orava. Jesus não orava toda hora antes com o Pai. Muitas vezes fez isso, mas não toda hora! Jesus tinha a segurança, de que quando nada o atrapalharia nas obras de misericórdia, podia avançar, mas quando satanás poderia atrapalhar em suas decisões, ele, sendo Deus e sendo Homem, orava antes, pra não cair em tentação. Jesus é homem experimentado no deserto, conhecia a tentação da vaidade, de querer tirar proveito próprio e deixar o plano do Pai de lado, sabia que poderia ter suas satisfações resolvidas, comida, poderes e cargos, pois foi isso que satanás ofereceu pra ele um dia. Poderia escolher de sua própria cabeça, divina, mas humana, seus apóstolos. Mas Jesus preferiu orar antes, estar em profunda comunhão com o Pai pra escolher não os de sua vontade, mas os apóstolos da vontade do Pai. “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” dizia Jesus. Percebam que Jesus, em comunhão com o Pai, escolheu até Judas Iscariotes que o trairia. Mas era preciso se cumprir às escrituras, Jesus precisava, não por gosto, mas queria realizar a vontade do Pai, morrendo numa Cruz, pra pagar todas as nossas escolhas erradas, sem oração. E os apóstolos? Haviam passado pela Sala do Cenáculo, o primeiro e maior avivamento da história, o lugar em que receberam o poder do Espírito Santo, a autoridade espiritual de fato. Percebendo a necessidade, escolheram sete autoridades para as questões comunitárias, pois queriam eles ficar só com a dedicação espiritual, enquanto os sete fariam o resto do trabalho de organizar o novo povo cristão. Mas escolhidos os sete, tiveram a preocupação de orar por eles, impondo-lhes as mãos. Sabiam que precisavam ser revestidos de força do alto, pois a luta não era contra “homens de carne e sangue, mas contra espíritos malignos espalhados nos ares” (Efésios 6). E você? Quer votar certo hoje? Ore antes, entre em verdadeira comunhão com Deus, escute o desejo do Pai, e só então vá votar. Não faça escolhas erradas por sua cabeça, tenha prudência, gaste tempo orando, até saber em seu coração se Deus te trouxe paz pra votar. Muitas escolhas desastrosas são feitas na impulsividade, incerteza e preguiça de orar e de pensar. Escolhas certas e frutuosas são feitas em oração, onde demônio nenhum convence-nos de errar. E depois de eleitas suas autoridades, ore por elas, peça que sejam revestidas da armadura de Deus para realizarem a vontade de Deus, mesmo que depois de eleitas possam fazer como Judas Iscariotes. O pecado foi de Judas, não de Jesus, pois Jesus orou antes. Depois de eleito, o pecado das autoridades serão delas, mas se você orou para escolhê-las, estará isento de culpa, e ainda assim ao menos na sua vida a vontade do Pai foi realizada. Deus abençoe suas escolhas!
Daniela e Andrei Barêa- Missionários IDE e Agentes PASCOM/ Rondonópolis- MT.

3 comentários:

  1. Paz e graça! Não havia pensado por este ângulo. Porém é verdade. Para fazer o que Deus deseja temos que ter intimidade com Ele.

    Obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Dani, vou falar Ôi para você e depois eu leio o texto, ok?

    Nossa, você sumiu, eu nem sabia que tinha saído do Mato Grosso... Aqui está tudo na mesma, eu no meu lugarzinho e o pessoal no deles, a maioria das Assistentes Sociais foram para as Casas da Família, o movimento diminuiu bastante. Mas ainda estou de manhã, sossegada na minha... rs

    Querida, sinto que está tudo em paz com você e Andrei e Deus os proteja sempre.

    Agora vou ler o texto...

    Bejão.

    Rita

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela e Andrei!
    Olha muitas graças pela brilhante forma de ver esse nosso momento. Colocar Deus e clamar por sabedoria na hora da decisão, são atitudes que não fazem parte de cotidianos diversos. Nós Cristãos comprometidos temos o dever e obrigação dessa comunhão.

    Parabéns e Deus os Abençoes sempre.

    Ivaldi

    ResponderExcluir