Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

COMO ESTÁ SEU MATRIMÔNIO? Uma boa Comunicação pode melhorar muitas coisas! Confira!!

Será que nós, casais, sabemos nos comunicar bem com o nosso cônjuge?
Para sabermos se somos bons comunicadores, primeiro vamos entender melhor o que é a Comunicação!
Poderíamos dizer, a nível primário que, Comunicação é a TRANSMISSÃO de alguma coisa a alguém.
Na comunicação existe o Emissor (quem emite a mensagem) o Receptor (quem recebe a mensagem, podendo ser apenas uma ou mais pessoas), e existe o que damos o nome de RUÍDOS que representam as obstruções no processo de comunicação e pode ocorrer em qualquer uma das suas fases, da emissão ou recepção. Exemplo disto é o canal da tv mal sintonizado, ou também o rádio, onde os ruídos acabam por atrapalhar a comunicação.
Entre as relações, sejam elas maritais (de marido e mulher), filiais (com os filhos), profissionais entre outras, existe também os ruídos. Na vida matrimonial poderíamos comparar esses RUÍDOS a “TIJOLOS”, que nada mais são do que obstáculos para o diálogo e a comunicação acontecer entre os cônjuges (marido e mulher). Segue aqui alguns exemplos desses “TIJOLOS”: O ESTRESSE, que seria o peso das dificuldades diárias e desgastes nossos que acabamos trazendo para dentro da nossa relação de forma negativa e egoísta, nos fechando em nós mesmos. O MAU HUMOR, é o nosso mau jeito em lidar com o nosso cônjuge, a nossa falta de disposição para com o outro, a dificuldade de expressar as nossas angústias e preocupações, de avisar ao outro que “hoje não estou bem”. TEMPERAMENTO E GÊNIO, quantos de nós temos um temperamento difícil, “gênio forte”, isto nos leva a sermos grossos, irredutíveis, queremos apenas que o outro ceda, “eu nunca erro, só o outro”. Isto é um veneno para as relações, pois a vida matrimonial parte do princípio de que “duas imperfeições se unem”. ORGULHO E SOBERBA: exemplos de frases que exprime o nosso orgulho: “Eu sempre estou certa(o), o outro é quem precisa mudar”, “Eu não cedo, se o outro quiser, ele que me procure”; além das nossas imposições de idéias, que são conseqüência da soberba. Cuidado, aquilo que eu falo do outro às vezes é meu, que eu não assumo, e projeto no meu cônjuge. Tem matrimônios que parecem um ringue, onde há combates acirrados entre os casais para ver quem fica com a razão, e as conseqüências disso são sérias! A ordem é: ”Amai-vos” e não “Amassai-vos!”
Amados, tem muitos casamentos esfacelados por causa desses “TIJOLOS”, e para que servem os tijolos? Para construir muros, não é mesmo? E se não forem sanados através da melhora do nosso jeito de ser, da nossa comunicação, viram uma muralha, e as conseqüências são sérias: separação, adultério, vícios, enfermidades, solidão, depressão, e tantas outras!
Queridos, a pior dor que temos é da ausência de alguém que está próximo! Os filhos que estão nas drogas, no álcool, na rua, na rebeldia, são em sua maioria conseqüências de matrimônios com muralhas! Os filhos são produtos do meio, resultados de nossas más relações!
Observe a seriedade disto que vou falar agora, vejo muitas mulheres e homens na nossa Igreja, rezando pelas suas relações, rezam as “mil ave-marias” fazem as “90 comunhões”, novenas, isto é certo! Mas eu pergunto: o que você tem feito de concreto para que a sua relação seja melhor? Nós esperamos Deus fazer tudo no outro e nós só aguardamos... não fazemos nada!Deus precisa que façamos a nossa parte! O que cabe a você fazer, Deus não vai fazer. Precisamos desmistificar esse Deus que “resolve tudo” e “milagreiro”, Ele vai aonde é impossível para nós, o que é possível compete a mim e a você!
Queridos, o casal precisa aprender a conversar, sem orgulho, sem sarcasmo, com respeito, espírito de escuta, isto é exercício! DIÁLOGO É HÁBITO. Hoje te convido a abrirmos a reconciliação conosco mesmos e com o outro! Por nós, sozinhos, é difícil, eu sei! Mas Deus nos DÁ A GRAÇA, a graça vem do Pai! Jesus quer hoje filtrar o nosso olhar, nos ajudar no nosso temperamento difícil. Precisamos do olhar do Senhor para olharmos a nós mesmos e ao outro com o amor que vem Dele! Falta-nos misericórdia com o nosso cônjuge! Nós mulheres precisamos melhorar, mulheres que falam demais e não falam o necessário; às vezes o que o seu marido quer é seu silêncio e sua companhia! Mulheres desleixadas com a casa, com os filhos, com o marido, com o corpo, mulher que não se cuida, ou pior, que só fica na Igreja e ali se refugia, para não entrar em contato com suas obrigações de esposa, de mãe e dona de casa! Tudo tem que ter equilíbrio, minhas amadas! Os homens por sua vez, são às vezes agressivos, machistas, não sabem ceder, mentirosos, lentos, que não ajudam com nada em casa, adúlteros, promíscuos, frios, não elogiam suas esposas, não tem atenção com elas, não são carinhosos, homens sujos, descuidados, calados demais, precisam mudar! Deus tem uma promessa de plenitude sim, para nosso casamento, mais vai depender de cada um de nós! Para isto é preciso vivenciar a renúncia diária daquilo que desune o casal: brigas, palavras ofensivas, comparação com outros casais, apego com os pais, depreciação da família do outro, mau humor, embirração, ciúmes, inveja! Precisamos sempre fazer a opção pela verdade! Opte sempre por dizer e viver a verdade com seu cônjuge, mesmo que ela doa! A verdade dita com amor liberta e aproxima, porque ela produz a segurança e leva-nos a plenitude da satisfação matrimonial e pessoal!
Conheça a historia do seu cônjuge, ninguém dá o que não tem e o que não recebeu! Se ele ou ela não recebeu carinho na vida, pode ter mesmo dificuldade em dar carinho.
Não permitam que os conflitos, as tristezas e a depressão estraguem a sua relação, e não desperdicem a benção de Deus que Ele derramou no dia em que vocês se assumiram no Altar do Senhor! “Aquilo que Deus uniu, o homem não separe” Não permita que nada e nem ninguém os tire da essência! Não somos auto-suficientes, precisamos do outro!Ninguém é feliz sozinho!
Meditemos em ICor 13,5b “O amor não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Que a Sagrada Família interceda por nós!
Daniela Barêa

Um comentário:

  1. Daniela,

    Posso postar este texto no site do Renascer Conjugal?

    http://www.renascerconjugal.com.br

    Atenciosamente,
    Almir F. Rivas Jr

    ResponderExcluir